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Com linguagem precisa e agradavel ate para quem nao e cinefilo, Cinema japones na Liberdade provoca ampla percepcao do passado do cinema japones no Brasil desde que chegou ate nos atraves de projecoes ambulantes no meio rural, por volta de 1926, e aponta, ainda, a repressao do regime de Getulio Vargas a colonia niponica na decada de 1940, a constante catarse provocada pelos filmes japoneses nos espectadores, a diversidade em generos e estilos dessa producao cinematografica e sua influencia na obra de cineastas brasileiros. Nos anos 1950, enquanto o resto do planeta descobria e reverenciava Akira Kurosawa e um ou outro cineasta do Japao, o cinema daquele pais era amplamente conhecido e vivenciado pelo paulistano. Sao Paulo chegou a ter naquela decada e na seguinte quatro salas de exibicao destinadas exclusivamente aos filmes das principais produtoras japonesas. Esse periodo expressivo de ofertas que nao atraiam apenas a colonia niponica da Liberdade ressurge, aqui, com riqueza de informacoes. O pesquisador Alexandre Kishimoto faz um equilibrado uso de pesquisas e depoimentos que ajudam o leitor a conhecer (ou recordar) essa fase de grande receptividade popular. O livro conta tambem com prefacio do historiador Jeffrey Lesser e varios documentos e imagens ilustrativas.