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Conceito central na teoria da arte desde os seus primórdios na medida em que foi sempre um dos principais motores da própria prática artística, ao longo dos séculos a ideia do Belo foi objeto de variadas definições.
Se para os antigos a beleza era uma ideia perfeita concebida a partir da natureza, e se na Idade Média era necessariamente o reflexo da luz divina, já a partir da Renascença ela começa a ganhar vida própria para, com o século XVIII e o Romantismo, poder tornar-se expressão da subjetividade do artista.
Os textos reunidos neste quarto volume da coleção A pintura – Cícero, Plotino, Castiglione, Félibien, Lessing, entre outros – oferecem uma visão panorâmica dessas diferentes concepções do belo, desde sua origem, com a filosofia platônica, até os precursores da Modernidade, como Baudelaire ou Huysmans.
A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.
Joao Villaverde, Jose Marcio Rego