Sua sacola está vazia
categorias
Em estoque
Simulação de frete
Se não se pode, a rigor, falar de uma Estética medieval ou de uma Teoria da Arte na Idade Média, pode-se entretanto discernir, nas categorias metafísicas e teológicas da época, suas concepções sobre a beleza, a luz, a opacidade dos corpos e a visibilidade do mundo. Neste segundo volume da coleção A pintura, fragmentos escolhidos de Pseudo-Dionísio Areopagita, João Damasceno, são Boaventura, são Tomás de Aquino, Calvino e outros autores dão acesso ao que poderíamos chamar de uma história medieval da visão. No cerne dessa história encontram-se as relações entre arte e teologia e as acirradas discussões envolvendo o culto às imagens sagradas, a reprodutibilidade dos modelos, a interpretação anagógica e toda a riquíssima escala de simbolismos medievais que só se torna inteligível quando compreendida como um sistema. A coleção A pintura, em 14 volumes, é uma antologia de textos fundamentais sobre a arte ocidental, reunindo 130 autores do século IV a.C. ao século XX.