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(…) o verdadeiro prazer, o que da sentido a vida, e a conquista, quanto mais dificil melhor; e assim que temos a presa diante de nos, um belo pedaco de pizza, vamos em busca de outra, e Beatriz sorriu da comparacao idiota, mas o que estou imaginando agora, ela ponderou, foi o que eu li em alguma revista tola para mulheres e nao o que posso descobrir desse escritor quem sabe afundado numa pequena crise de timidez, a noventa centimetros do meu rosto… Paulo e Beatriz. Um escritor e sua leitora. Tudo comeca com uma declaracao, uma frase truncada que diz: cometi um erro emocional . O dialogo travado a partir dessa confissao insinua, mais do que de fato revela, um mergulho pelas lembrancas sejam as frageis situacoes familiares, sejam os fracassados relacionamentos amorosos que habitam a mente dos personagens. Nas poucas palavras trocadas entre calices de vinho e goles de cha, sente-se a presenca do nao dito e daquilo que ficou por dizer. Aos 42 anos mal vividos, o escritor sonha ter encontrado enfim uma mulher disposta a conduzi-lo. E Beatriz, uma desconhecida, agora tem diante de si o proprio autor que aprendera a amar pelos livros, num misto de admiracao, idealizacao e, sobretudo, falta de intimidade. Por meio da diccao precisa e arrebatadora de Tezza, somos convidados a assistir a conversa dos personagens de um ponto de vista privilegiado. Movidos pelo desejo, mas paralisados diante do medo, Paulo e Beatriz se tornam cumplices. Nos intervalos de silencio, a esgrima dos sentimentos tateia em busca da palavra que redime: O amor e um sentimento necessariamente povoado de sombras. Ou sera a paixao que e sombria? O texto de Tezza e emotivo, mas nao e daqueles que somente apelam para a emocao (…). O que ha ali e a literatura madura de um escritor talentoso, sem duvida um dos mais importantes escritores brasileiros contemporaneos. Leandro Oliveira, Le monde diplomatique (…) o jogo infindavel de mascaras, e como se poderia definir o universo movedico de Cristovao Tezza. Num estilo extraordinariamente eloquente e atento a derramamentos, ergue-se com seriedade e conviccao de que a literatura compete o resgate de quem somos, para alem do bem e do mal. Lenia Marcia Mongelli, O Estado de S. Paulo O mundo de Tezza e habitado por personagens que buscam permanentemente uma porta de saida. (…) o que emerge dessas tramas as vezes intricadas sao justamente os fantasmas e as sombras fazendo de Cristovao Tezza um escritor que, sem cair nos artificialismos da prosa metalinguistica, mostra como o mundo da ficcao pode corrigir e superar a estreiteza do mundo real. Manuel da Costa Pinto, Literatura brasileira hoje (Publifolha) Cristovao Tezza e o critico-escritor responsavel por elevar o romance brasileiro a um novo patamar. Rosane Pavam, Carta Capital