Sua sacola está vazia
categorias
Em estoque
Simulação de frete
Nos poemas que compoem este Primeira poesia, Borges, que havia passado seus anos de formacao na Europa e convivera com as vanguardas literarias, reencontra sua cidade natal e uma literatura marcada pelo criollismo, voltada para o pampa e os valores nativos. Sentindo-se distante da racionalidade burguesa da metropole moderna e sem se identificar com o nativismo militante, ele se volta para os arrabaldes, espacos de transicao entre a cidade e o campo, e os entardeceres, tempo de transicao entre o dia e a noite. Em vez da exaltacao urbana e cosmopolita tipica de movimentos literarios da epoca, ele se fixa num passado cristalizado no tempo, representado por proceres da historia argentina e casas baixas com balaustradas. E um olhar que permite visualizar os horizontes e os crepusculos, de costas para a inevitavel verticalizacao da metropole, e que imagina uma Buenos Aires eterna, atemporal, quase fantasmagorica em sua essencia. A cidade define-se pelas ruas de suburbio, patios, pracas e cemiterios. Um movel, um espelho ou uma rosa assumem, repentinamente, um sentido de permanencia, de fixacao da memoria. E assim, diante do efeito avassalador do progresso que comeca a erodir a cidade de sua infancia, ele busca elaborar uma verdadeira fundacao mitica de Buenos Aires . Minha patria – Buenos Aires – nao e o dilatado mito geografico que essas duas palavras indicam; e minha casa, os bairros amigaveis e, juntamente com essas ruas e retiros, que sao querida devocao de meu tempo, o que nelas conheci de amor, de magoa e de duvidas . E assim que Borges define sua cidade natal no prologo original de Fervor de Buenos Aires, posteriormente substituido por outro em que confessa: Nao reescrevi o livro. Mitiguei seus excessos barrocos, poli arestas, cortei sentimentalismos e vaguezas e, no decurso desse trabalho, ora agradavel, ora incomodo, senti que aquele rapaz que o escreveu em 1923 ja era, essencialmente – que significa essencialmente? – o senhor que agora se resigna ou corrige. Somos o mesmo: ambos descremos do fracasso e do sucesso, das escolas literarias e de seus dogmas; […] Para mim, Fervor de Buenos Aires prefigura tudo o que eu viria a fazer .