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Pasolini ??? o fantasma da origem é a tentativa de trazer à tona a complexidade daquele que talvez tenha sido um dos últimos intelectuais públicos, uma complexidade que emerge banhada não só de antíteses, como vida individual e coletiva, mas também de aparentes contradições entre conservadorismo e o mais alto grau de subversão, entre uma sacralização do milagre do mundo e um ateísmo marxista ??? ???cristianismo ateu???, como diz Recalcati.
Pasolini critica o conluio entre um Novo Fascismo e a então crescente civilização do consumo, e sonha com um tempo mítico, onde o mistério do mundo se expressa, por exemplo, no desaparecimento dos vaga-lumes. Assim, se o ???Novo fascismo não se funda sobre um regime policialesco que nega a liberdade individual, mas sobre um regime paradoxalmente permissivo que retira todo o sentido mitológico e religioso da vida em nome de uma ilimitada promessa hedonista???, o desaparecimento dos vaga-lumes é o ???símbolo de um tempo em que o mistério ainda habitava o mundo???.
Pasolini é o retrato de um conflito não resolvido entre vida e história, corpo e razão, indivíduo e comunidade, mito e desmitização; as metamorfoses do poder e a resistência da palavra.