categorias

Category:

O que você está olhando

Em estoque

Simulação de frete

O teatro de Gertrude Stein e novo em muitos sentidos. Em primeiro lugar, as 18 pecas reunidas neste livro sao consideradas pelos teoricos do teatro pos-dramatico , o teatro de hoje , como modelos que ainda precisam ser mais bem explorados pelos leitores e encenadores. Em segundo lugar, e a primeira vez que sai no Brasil uma obra que reune todas as pecas que a autora escreveu entre 1913 e 1920, um periodo particularmente fertil em experimentacoes com a linguagem. Avessa a criar tramas e personagens, como ja se sabe, Gertrude Stein dedicou-se a inventar estruturas linguisticas. O seu ?estilo? se tornou tao fundamental que, nas suas pecas, suplantou definitivamente os ?temas?, como bem observou Richard Kostelanetz. Por isso, nas criacoes da dramaturga norte-americana, as palavras se tornam sempre objetos autonomos, ou seja, sao elas mesmas e nao simbolos de alguma outra coisa. O leitor devera, assim, durante a leitura das pecas, dedicar especial atencao as palavras, sem se preocupar muito com o conteudo.O teatro de Gertrude Stein e um espetaculo verbal. A propria artista disse certa vez: ?A linguagem e uma coisa real, nao e uma imitacao dos sons, das cores ou das emocoes.? Como recreacao intelectual, as palavras de Stein soam muito estimulantes e divertidas, o seu saboroso nonsense e capaz de arrancar gargalhadas, dando origem a otimas performances, a otimas pecas de teatro. De teatro pos-dramatico, bem entendido, do qual nao podemos mais fugir, pois e uma das formas artisticas do nosso tempo, forma ja delineada nas primeiras decadas do seculo passado por essas 18 pecas.