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“Toda narrativa é um recorte. O universo daquilo que uma filha poderia narrar sobre o fim da vida de seu pai é um campo de vastas possibilidades ??? do frio distanciamento que, para não ceder ao ???dramalhão???, acaba enxugando as possibilidades de empatia, até a desmedida indulgência na angústia e na autocomiseração.
Neste relato, Emmanuelle Lambert escolhe a terceira margem, da qual não estão ausentes o profundo sentimento (do contrário, por que narrar esta história?) nem a quase banal atestação de que, no fim das contas, o chavão nunca deixou de estar correto: acompanhar a morte pode ser, também, nos casos mais afortunados, celebrar quem se vai e quem, ao permanecer, ao ultrapassar seus mortos no tempo, de certo modo lhes confere sobrevida.
Ao narrar os últimos cinco dias de seu pai, levado por um câncer, a autora justapõe memórias íntimas e coletivas, que tanto problematizam quanto conferem sentido umas às outras. A aventura da vida de uma família em seu contexto social e político e as anedotas mais íntimas, dolorosas e afetuosamente irônicas se conjugam para a composição de um texto quase inclassificável, belo, comovente, cheio de verve. Desse modo, a autora ??? ela era ???o garoto do seu pai???, que só teve filhas ??? presta homenagem não só a um ente querido, mas à própria arte de narrar: outra grande aventura, da ordem da morte, da ordem da vida.”
Adriana Lisboa