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A primeira singularidade das Novelas tragicas e que sao textos do Marques de Sade (1740-1814) destituidos de descricoes de atos sexuais e torturas. Foram escritos entre 1787 e 1788, enquanto ele estava preso na Bastilha, onde se originaram tambem algumas de suas obras libertinas mais conhecidas, como 120 dias de Sodoma. Ao que tudo indica, Sade escreveu essas novelas em busca de reconhecimento literario e para tentar convencer seus leitores de que nao era o autor de livros obscenos que circulavam clandestinamente e sem assinatura. O projeto de narrar historias contidas nas regras do pudor e da decencia rendeu dezenas de novelas, das quais onze foram publicadas apenas em 1799, com o titulo de Crimes do amor: novelas heroicas e tragicas. O volume e composto por cinco textos, alem do ensaio que Sade escreveu sobre a historia e as caracteristicas do genero romance, que serviu como prefacio ao conjunto original. A leitura das Novelas tragicas mostra que Sade cumpriu com dedicacao os requisitos que elegeu como obrigacoes dramaticas do romance, sobretudo compor personagens vigorosos que, joguetes e vitimas daquela efervescencia do coracao conhecida com o nome de amor, nos mostram dele, de uma so vez, os perigos e os infortunios . Na alma e na acao dos personagens, contudo, esconde-se o mesmo escritor subversivo e cruel das paginas libertinas. O divino marques , como o chamavam os surrealistas, recheou seus contos de amor de violencia fisica e psicologica, incesto, cativeiro e assassinatos covardes, entre outras atrocidades. Tambem estao nessas historias os pilares da filosofia sadiana: a racionalidade fria e precisa do crime, a execucao metodica do desejo, as elucubracoes vazias da religiao, as ilusoes pateticas que alimentam a ideia de virtude. O projeto grafico Luciana Facchini assina o projeto grafico de Novelas tragicas que traz ilustracoes de Zansky e propoe um jogo que remete as atitudes dissimuladas dos personagens das Novelas tragicas e tambem aos disfarces do proprio autor. O livro vem inserido numa luva que funciona como uma mascara: quando sobreposta aos desenhos, tanto das capas como internos, revela tracos escondidos nas ilustracoes.
Jose De Alencar, Machado de Assis, Maria Firmina