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Maos de Cavalo comeca com capitulos curtos, escritos em terceira pessoa, que tratam de episodios aparentemente dispares: o tombo de bicicleta de um garoto de dez anos numa rua vazia da zona sul de Porto Alegre; uma partida de futebol entre adolescentes do condominio Esplanada, tambem na capital gaucha; e os preparativos de um cirurgiao plastico bem-sucedido que, em companhia de um amigo, pretende viajar a Bolivia para escalar o Cerro Bonete, facanha ate entao inedita. Esses acontecimentos vao aos poucos se conectando no tempo e no espaco dramaticos, e compoem uma delicada trama sobre memoria, perda e culpa. E uma sintese de diversas historias que guardei na cabeca durante anos, mas que vieram se transformando e atualizando ao longo do tempo , diz o autor sobre o processo de criacao do livro. Algumas cenas e personagens tem origem em coisas que imaginava desde os dez ou doze anos de idade, muito antes de sonhar em escrever . Segundo Galera, as primeiras tres versoes de Maos de Cavalo foram jogadas fora: Somente na quarta tentativa encontrei a forma que me pareceu ideal para desenvolver o romance ate o fim . Esse tom se manifesta numa prosa rica em detalhes, em descricoes bem trabalhadas de cenas e atmosferas, nas quais a aparente placidez do cenario reforca a intensidade dos sentimentos dos personagens. Nada e gratuito aqui: numa partida de videogame, num parto sem anestesia, na trilha sonora de uma festa de quinze anos, assiste-se a tumultuada trajetoria do protagonista rumo ao cotidiano do mundo adulto, preenchido entre o sucesso profissional e o piloto automatico de um casamento fora dos planos. O tema principal do livro e a identidade, a obsessao que temos por defini-la e a inutilidade geral desse esforco , diz o autor. Ate que ponto e possivel decidir como queremos ser e que imagem os outros terao de nos? Talvez definir isso racionalmente seja tao inviavel quanto decidir se queremos ou nao amar uma determinada pessoa. Diante do impasse, Maos de Cavalo acena com um desfecho surpreendente num relato em que a tragedia se insinua a cada linha. Como nas classicas historias sobre segunda chance, esta em jogo a possibilidade de o covarde se transformar em heroi, ou de quem sempre se definiu como solitario e renegado encontrar uma integracao possivel com o mundo. O futuro ai apontado nao e movido por certezas absolutas, mas pela grandeza de saber quando aceitar ou lutar contra as armadilhas do acaso.