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Escuro

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Tudo começa a partir da memória pessoal, de um acaso e uma iluminação. ?? noite, ao deitar-se, outra noite se sobrepõe à do presente, e com ela, como num desfile de beleza e de terror, surgem, do passado, a alegria dos momentos da infância, como também a própria história, com raízes profundas na vida e na imaginação europeia ??? e por que não dizer, em nossa própria vida, já que, brasileiros, somos frutos deste mesmo sonho, para o bem e para o mal.

São camadas de tempo que a sonda sensível da poeta Ana Luísa Amaral, uma das mais importantes da poesia portuguesa contemporânea, parece arrancar do fundo do escuro e expor à luz do presente, logo no primeiro poema deste livro. Estas camadas, por assim dizer, coabitam neste mesmo momento de crise do capitalismo, em que lemos jornais e deparamos, atônitos, com ???a violência de ser em cima desta terra???. Ou, como diz a poeta, tudo passa por um mesmo corredor. Ao lembrar a infância, ???a cama e as cascatas frescas dos lençóis/ macios como estrangeiros chegando a país novo???, memória pessoal e história se encontram, entroncadas.

Seria impossível ler Escuro sem topar com Mensagem, de Fernando Pessoa, que já ecoava, em outro plano, Os Lusíadas, de Camões. Mas aqui a mitologia petrificada portuguesa parece ser questionada a partir do presente, quando o mito já se sabe mito e o que ocultava. ???Comecei a formar-me/ a partir do mito???, escreve a poeta em ???Nevoeiro??? (que dialoga com outro nevoeiro, o de Pessoa).

Essa consciência ilumina as três partes de Escuro: ???Claro-escuro???, com dois poemas, um de recorte lírico e outro com uma voz narrativa mais ampla, em que as raízes do processo do colonialismo europeu são postas do avesso, com saques e destruições ???em nome de um equilíbrio novo???. Na parte central, chamada ???Por que outra noite trocaram o meu escuro???, a poeta dá voz ao passado, seja a partir da ???cobiça dos poderosos???, seja a da ???sede dos mais pequenos por moedas???, além de pôr em cena as torturadas vozes femininas ??? daquela mulher, rainha ou não, que ???estava ali, de lado???. Na última parte, ???Em outra fala???, o futuro ecoa neste corredor do tempo, na busca de um ???outro mundo de harmonia e sons???. E todas as vozes se reúnem, por fim, no lirismo de ???O drama em gente: a outra fala???: ???O lume que as sustenta,/ a estas vozes,/ é mais de dentro, e eu não sei o que dizer???.

A Europa que emerge destes poemas não é mais a contemplativa e melancólica de Pessoa, mas aquela que ???não tem olhos, nem mãos, nem fita nada???. Uma Europa ???sem esfinge que deslumbre???.(Heitor Ferraz Mello)

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