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Dramaturgia Elizabetana

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O efetivo ingresso da Inglaterra na torrente de novas ideias e visoes de mundo que mudou a face da sociedade ocidental tem, no reinado de Isabel I (1558-1603), seu marco fundador. Era de grande expansao economica e de implantacao dos imperios coloniais, de intensa agitacao politica, religiosa e cultural, gerou uma atmosfera de otimismo, com notaveis realizacoes e triunfo militar a vitoria sobre a Espanha e sua Invencivel Armada. Na historia das artes inglesas, ela tambem se gravou pelo florescimento incomparavel de sua criacao dramatica e cenica, que teve em Shakespeare sua maior expressao. O Bardo, porem, nao brilhou solitario. Foi parte de uma constelacao rara, em que figuram Ben Jonson, Marlowe, Kyd e Lyly, entre os muitos autores dessa era de ouro. Alguns deles conquistaram publicos nao so locais como no resto da Europa. E o caso de Kyd, cujas pecas tiveram o favor dos publicos alemao e holandes por geracoes. Nao obstante, fora de tais ambitos, a producao desses autores e muito menos conhecida, sendo raras suas traducoes e quase inexistentes em portugues. Dai o relevo que adquire o projeto desta edicao com as versoes de A Tragedia Espanhola, Tamerlao e A Tragica Historia do Doutor Fausto para o vernaculo. Numa linha tradutoria que quer fazer as obras consagradas pela critica do tempo falar, tanto quanto possivel, a lingua de hoje, limpando-as da patina com que as tradicoes as cobriram, Barbara Heliodora, cujo conhecimento deste repertorio e de consenso, vence o desafio a que se propos, como esta Dramaturgia Elizabetana comprova ao leitor e ao espectador brasileiros. J.Guinsburg e L.H.Soares

J. Guinsburg

Digitais de um leitor

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Sergio Miceli

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