Sua sacola está vazia
categorias
Em estoque
Simulação de frete
A filosofia francesa sempre deu contribuicoes notaveis para a reflexao estetica. Se Merleau-Ponty modificou nossa visao da pintura de Cezanne, e Sartre nosso entendimento da literatura de Flaubert, Gilles Deleuze realiza nos dois volumes que dedicou ao cinema o mais impressionante esforco filosofico para a compreensao da arte por excelencia do seculo XX. Em Cinema 1 A imagem-movimento, Deleuze cria novos conceitos a partir das ideias pioneiras de Bergson e da semiotica de Pierce. A argumentacao, porem, nunca perde de vista o especifico das escolas e dos estilos cinematograficos e, sobretudo, os filmes eles proprios. O arco de diretores e amplo e reune gigantes como Chaplin, Eisenstein, Ford, Bergman e Hitchcock, passando por expoentes da vanguarda como Viertov e Michael Snow. Neste panorama, a erudicao apaixonada de cinefilo e potencializada por analises que, em seu conjunto, se apoiam no que de melhor produziu a critica cinematografica francesa, veiculada notadamente em revistas como os Cahiers du Cinema e em monografias que se tornaram classicas. Com este livro, a que se segue Cinema 2 A imagem-tempo, Deleuze faz do cinema uma forma de pensamento, renovando nossa experiencia diante da tela.