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As mulheres contam

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Poucos escritores penetraram tao fundo na alma feminina quanto D.H. Lawrence (1885-1930). Com uma franqueza tida como escandalosa em seu tempo, foi Lawrence o primeiro grande autor a abordar o desejo sexual das mulheres e sua realizacao muitas vezes desafiando o dominio masculino em romances fundamentais do modernismo ingles como O arco-iris , Mulheres apaixonadas e O amante de Lady Chatterley . Voltando-se para a nao menos importante producao de contos, a CARAMBAIA lanca a antologia As mulheres contam , com sete textos escritos entre 1910 e 1927, organizados e traduzidos pela primeira vez no Brasil por Patricia Freitas, autora tambem do posfacio. Em todos os contos, e central a presenca das personagens femininas inquietas, complexas e quase sempre insubmissas. Dois deles costumam frequentar as antologias de melhores historias curtas em lingua inglesa do seculo XX: Odor de crisantemos e Voce me tocou . O primeiro trata da tomada de consciencia de uma mulher sobre o lugar de sua afeicao no mundo mediocre em que vive, e o segundo descreve o jogo de dominacao entre duas irmas, seu pai e o irmao adotivo. Embora o lugar de Lawrence no canone literario esteja mais do que assegurado, sua vida e obra nunca foram consenso, em parte pelas ambiguidades expressas por ele proprio. Sua obra-prima, o romance O amante de Lady Chatterley , foi condenada por feministas dos anos 1970, pela dominancia conferida a virilidade. Nos contos de As mulheres contam , no entanto, Lawrence soa como um pioneiro da luta pelos direitos da mulher, sobretudo ao proprio corpo e a vontade individual. Uma das poucas certezas sobre as ideias do autor, porque ele a afirmou repetidamente, e que considerava a repressao sexual a principal inimiga da civilizacao europeia. E exatamente nessa perspectiva que estes contos estao agora reunidos. A historia que abre o volume, Bilhetes, por favor , narra a vinganca de um grupo de funcionarias de uma ferrovia contra um colega metido a conquistador. O batizado fala do estigma da gravidez anterior ao casamento. Nada disso trata dos reveses sofridos por uma mulher independente. Fanny e Annie trata da covardia de um homem que engravidou uma mulher. E Festa do Ganso enfoca o envolvimento amoroso entre diferentes classes sociais. A maioria das historias se passa nas Midlands, regiao de minas de carvao na Inglaterra onde trabalhava o pai do escritor e que sera cenario da maior parte das obras de Lawrence. David Herbert Lawrence integrou um grupo de autores modernistas que, entre o inicio do seculo XX e a eclosao da Segunda Guerra Mundial, provocou um abalo nas convencoes literarias de lingua inglesa, ao lado de nomes como Virginia Woolf, James Joyce, Katherine Mansfield e Aldous Huxley. Diferentemente do experimentalismo de Joyce, porem, Lawrence se valeu das tecnicas ficcionais do seculo XIX para introduzir novos assuntos e atualizacoes linguisticas, num amalgama que, embora se atenha aos recortes cotidianos, insere silenciosamente na narrativa questoes sociais, politicas e psicologicas. Lawrence nasceu na cidade mineira de Eastwood, quarto filho de um mineiro semianalfabeto e de uma aristocrata que se tornou operaria. Aos 16 anos, contraiu uma pneumonia que fragilizou sua saude para sempre, impedindo-o de trabalhar nas minas, o que o levou a engajar-se numa carreira literaria. Aos 23, formou-se professor pela Universidade de Nottingham. No mesmo ano, seus poemas foram publicados na celebre English Review. Tres anos depois veio a publico o primeiro romance, O pavao branco. Em 1912, comecou a relacao, que duraria ate sua morte, com Frieda Weekley. Ela era casada e por isso a vida em comum com Lawrence comecou com uma fuga para a Alemanha e depois para a Italia, onde o escritor completou o romance Filhos e amantes (1913), que aborda, de forma semiautobiografica, a paixao de Lawrence pela mae. Durante a Primeira Guerra Mundial, o casal foi perseguido por suposta simpatia pela Alemanha em parte pelo pacifismo do escritor, em parte pela ascendencia da esposa e expulso do condado onde morava por suspeita de espionagem. O projeto seguinte se desdobrou em dois romances com as mesmas personagens centrais, O arco-iris (1915), banido durante tres anos sob acusacao de obscenidade, e Mulheres apaixonadas (1920). Com o fim da guerra, Lawrence e a esposa partiram para a Italia e passaram os anos seguintes viajando pelo mundo, sem voltar para a Inglaterra. A estadia no Mexico inspirou um romance ambicioso, considerado por muitos sua obra-prima, A serpente emplumada (1926). O ultimo romance de Lawrence, O amante de Lady Chatterley , sobre a atracao de uma aristocrata por um guarda-cacas, saiu em edicao privada em 1928 e so foi liberado para publicacao regular em 1960 na Inglaterra, mediante processo judicial. Lawrence morreu de tuberculose em Vence, na Franca. Em sua curta vida, o escritor produziu ainda livros de viagem, ensaios sobre literatura e outros assuntos e pecas de teatro. No projeto grafico de As mulheres contam , de Tereza Bettinardi, foi adotada uma tipografia que remete a usada nos cartazes do movimento sufragista ingles (luta das mulheres por direito a voto, alcancado em 1918), contemporaneo aos contos de Lawrence.

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