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A tentação do cristianismo

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Como uma religiao excentrica como Cristianismo tornou-se a sintese da cultura ocidental? Eis a pergunta chave que motivou o debate entre os renomados intelectuais franceses Luc Ferry e Lucien Jerphagnon num encontro com a equipe do College de Philosophie (Colegio de Filosofia) na Sorbonne em 2008. O material, compilado e editado para o livro A Tentacao do Cristianismo, chega agora as livrarias brasileiras em lancamento pela editora Objetiva. A improbabilidade da fe crista diante do panorama politico-cultural da epoca e ponto de partida para levantar, entre outros questionamentos, como esse escandalo e essa loucura , nas palavras dos autores, puderam se desenvolver, conquistar e, finalmente, se impor no Imperio Romano a partir de Constantino. Os autores buscam investigar em que contexto intelectual e social uma nova religiao, nascida em Jerusalem, prosperou no mundo romano e politeista. Templos, estatuas, sarcofagos ornamentados, textos de todos os generos, tudo isso mostra que deuses, semideuses, deusas, ninfas nunca faltaram em Roma em momento algum de sua historia. Segundo os especialistas, o numero seria mesmo assustador, ainda mais do ponto de vista religioso, Roma era cidade aberta. , descreve Jerphagnon. Na sequencia, o autor – especialista em filosofia antiga e medieval – afirma que para o cidadao romano era insustentavel a ideia de um unico deus, precipitando com um so golpe todo o Panteao no nada . Em sua explanacao intitulada Por que a vitoria do Cristianismo sobre a filosofia grega? , o filosofo e ex-ministro da educacao na Franca Luc Ferry argumenta que o aparecimento do pensamento filosofico na Grecia em VI a.C., chamado de milagre grego , nada tem de milagroso. Seria, na verdade, a versao leiga ou racionalista da mitologia grega. Em contraponto a cosmologia classica, Ferry, que se refere ao advento do Cristianismo como revolucao crista , defende que a abordagem de mundo proposta pela nova religiao buscou preencher vazios do pensamento classico e foi nesse vacuo que encontrou o terreno fertil para prosperar e tornar-se, nao sem conflitos, a religiao dominante do mundo Ocidental. E, de fato, em razao das insuficiencias da filosofia grega, em todo caso, em grande parte, da dimensao de suas lacunas na resposta a questao da salvacao, que o pensamento cristao vai vencer, porque ele vai justamente tentar preencher esses vazios , pondera o filosofo.