O amor na literatura russa: Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói e Búnin, com Giuliana Teixeira de Almeida @giu.almeida.t , doutora e mestre em literatura russa.

Livraria Mandarina convida para o curso on-line O problema do amor na literatura russa: Turguêniev, Dostoiévski, Tolstói e Búnin, com Giuliana Teixeira de Almeida @giu.almeida.t , doutora e mestre em literatura russa.

Aula 1
Dia 01 de Setembro
Diário de um homem supérfluo, Ivan Turguêniev
Apresentação sobre a vida e a obra de Ivan Turguêniev. Discussão sobre o tema do Homem Supérfluo na literatura russa do século XIX. Debate sobre o texto Diário de um homem supérfluo.

Aula 2
Dia 08 de Setembro
Noites brancas, Fiódor Dostoiévski
Apresentação sobre a vida e a obra de Fiódor Dostoiévski. Discussão sobre o tema do homem pequeno (málienki tcheloviék)/sonhador de São Petersburgo. Debate sobre o texto Noites brancas.

Aula 3
Dia 15 de Setembro
A sonata a Kreutzer, Liev Tolstói
Apresentação sobre a vida e obra de Liev Tolstói. Apresentação da doutrina do tolstoísmo. Debate sobre o texto A sonata a Kreutzer.

Aula 4
Dia 22 de Setembro
O amor de Mítia, Ivan Búnin
Apresentação sobre a vida e obra de Ivan Búnin. Discussão sobre a nostalgia e saudade da pátria típicas da condição de emigrado que podem ser lidas na evocação da juventude na Rússia. Debate sobre o texto O amor de Mítia.

Giuliana Teixeira de Almeida é bacharel em História (USP). Doutora e mestre em Literatura e Cultura Russa pela FFLCH/USP. Realizou estágio de pesquisa na Universidade de Berkeley, Califórnia, durante o mestrado e estágio doutoral na Universidade Queen Mary de Londres. Atualmente é pesquisadora e sua pesquisa concentra-se na história cultural russa oitocentista, nas escritas(auto)biográficas e nos pontos de contato entre História e Literatura. Já ministrou os cursos “Dostoiévski e a vida russa”; “Púchkin Gógol, Tchékhov, Léskov: entre a capital e a província” e “Almas Mortas” na Sala Jaú. É autora do livro Pelo Prisma Biográfico, Joseph Frank e Dostoiévski (Editora Desconcertos).

Mais informações:
e-mail: contato@livrariamandarina.com.br
Tel.: 11 3819-5953
Endereço: Rua Ferreira de Araújo, 373 – Pinheiros

#livros #literaturarussa🇷🇺🇷🇺🇷🇺

Assine nossa newsletter

© 2019 Livraria Mandarina - CNPJ: 34028000/0001-11 - Todos os direitos reservados